terça-feira, 23 de agosto de 2011

ORIENTAÇÕES E REGRAS PARA CRISMANDOS E PADRINHOS DE CRISMA

PARÓQUIA SANTA MARIA MÃE
IGREJA SÃO MARCOS / PASTORAL DE CATEQUESE


       O Sacramento do Crisma nos dá o Espírito Santo, imprime em nossa alma o caráter de soldados de Cristo. Portanto, nos faz perfeitos cristãos.

       No ritual do Crisma, que é ministrado somente pelo Bispo, dá-se um "tapa" na face do crismando para que saiba que deve estar pronto a sofrer todas as afrontas e todas as penas pela fé e amor de Jesus Cristo.

       O Bispo, então, unge a fronte do crismando com o óleo do Santo Crisma, preparado com óleo de oliveira misturado com bálsamo significando a abundância da graça que se difunde na alma do cristão para o confirmar na fé (daí o nome de Confirmação); e o bálsamo, que é aromático e preserva da corrupção, significa que o cristão fortificado por esta graça é capaz de difundir o bom aroma das virtudes cristãs, e de preservar-se da corrupção dos vícios.

       Como no batismo, no Sacramento do Crisma o crismando deverá ser assistido por um padrinho para que este lhe sirva de exemplo e com suas palavras oriente o crismado no caminho da salvação.

       O padrinho de Crisma contrai um parentesco espiritual com o crismado, portanto existe uma obrigação do padrinho em assistir seu afilhado em suas necessidades, principalmente espirituais. Entretanto, o quanto do tempo disponível deverá ser dispensado ao afilhado deverá ser tanto quanto o crismado necessitar, claro seguindo o bom senso.

       A escolha dos padrinhos deve ser bem criteriosa. Devem ser católicos praticantes, participantes da vida da igreja, casados no religioso, para que possam servir de exemplo para o afilhado.

       Os padrinhos devem ter acima de 16 anos de idade.

       Por isso, muita atenção na escolha dos padrinhos já que eles serão parte fundamental e presente na vida do afilhado. E ao aceitar o convite para ser madrinha ou padrinho, tem que se ter em mente as responsabilidades que essa honra trás junto.

       Qualquer coisa que aconteça aos pais do afilhado, os cuidados serão todos remetidos aos padrinhos, tanto a criação quanto os cuidados com a educação, bem-estar e tudo mais o que os pais se preocupariam.

       Madrinha e padrinho são pais que são escolhidos para cuidar e por isso mesmo a confiança dos pais é toda depositada neles. Então, muita atenção e carinho quando for aceitar ou não o convite para fazer parte dessa nova vida que chega ao mundo.

       Os padrinhos de batismo podem ser padrinhos de crisma dos afilhados. Evite-se colocar como padrinhos namorados, noivos ou esposos.

       Não podem ser padrinhos pessoas de outras religiões ou filosofias de vida, amasiados, divorciados, casados somente no civil ou pessoas que não tenham uma conduta cristã condizente.

       Admita-se apenas um só padrinho ou uma só madrinha.


Orientações diversas

I) Crismandos:

       a) Os crismandos devem ter atitudes de cristãos, participando da Eucaristia e celebrações, sendo exemplo e vivendo seu cristianismo;

       b) Escolher um padrinho atuante e comprometido;

       c) Engajar-se em grupo, equipe ou pastoral, colocando-se à serviço de Deus e assumindo sua missão de crismado e batizado;

       d) Ter assiduidade como compromisso assumido, e ser pessoa de oração pessoal e comunitária.

 
II) Critérios de Formação:

       a) Uso de métodos participativos e dialogal com a pedagogia libertadora que use a situação pessoal, grupal, social e comunitária;

      b) Levar o crismando a fazer a interação fé e vida, com base no método ver, julgar e agir.


III) Perfil do Padrinho e Madrinha:

       a) Seja maior de 16 anos, católico, confirmado, tenha recebido a Eucaristia e leve vida coerente com a fé, não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica;

       b) Não seja pai ou mãe do crismando;

       c) Se casado, seja no civil e religioso;

      d) Não seja amasiado;

       e) Seja cristão comprometido na sociedade;

     f) Acompanhe o crismando na sua caminhada de fé

 
IV) Preparação dos Padrinhos

      a) Levá-los a compreender que não são meros elementos decorativos na crisma; que através da história, a Igreja tem valorizado a sua presença, que ele tem o encargo de acompanhar o crismando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro;

      b) Orientá-lo para a grande tarefa de auxiliar o crismando a viver aquilo que se traduz do confirmar: ser sacerdote, rei e profeta;

      c) Tal formação deverá ter ainda temas referentes à antes, durante e após a criação da Igreja;

       d) A referida formação terá a duração mínima de 6 horas, com validade de 01 ano.


V) Os Padrinhos

     Tarefa dos Padrinhos:
     Os padrinhos (madrinhas) não são meros elementos decorativos na Crisma. Através da história da Igreja tem-se valorizado a sua presença.
     Qual o sentido do padrinho atualmente?

     Ser padrinho tem seu sentido enquanto:

     - é membro atuante na comunidade;

     - é cristão comprometido na sociedade;

     - acompanha o crismando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro.

     Nota-se que os jovens querem escolher, eles mesmos, seu padrinho (madrinha).

 
Reunião p/ Crismandos e Padrinhos: 27/08/2011 às 19:00 hs.

Missa de apresentação de Crismandos e Padrinhos: 04/09/2011 às 09:00 hs.

Contatos: Camila 8849-5667

Flávio 8861-1472